quarta-feira, 4 de julho de 2018

Longe da vista, longe do coração!

A concepção de família, não muda apenas nas gerações, muda essencialmente com a idade.
Quando somos jovens e temos a nossa família ascendente, a visão é uma, a dos nossos pais a quem respeitamos e ouvimos....já quando casamos, passamos a ser dois, e o universo é assente nessa dualidade. Quando aparecem os filhos, passam a ser um pequeno paraíso até que um ou mais dos rebentos desate a fazer asneirada....e os pais têm de andar a tapar a asneirada e sabe-se lá que mais.... Depois eles, os que fizeram parte daquele pequeno paraíso crescem e esquecem os progenitores porque, e é preciso dizê-lo, mudam-se os tempos e mudam-se as vontades. O que eram os pais, que amam e ajudam, passam a ser os "velhadas" " os chatos", "os que estão sempre a buzinar" etc...
No nosso tempo e até mesmo quando já velhotes, nossos pais são sempre o nosso exemplo e sempre serão os nossos pais, até que a vida nos-los tire, a quem sempre amámos, mesmo não nos ajudando porque não puderam ou não tinham, eram tudo para nós e a quem agradecíamos a vida, estudos, percurso, tudo. Hoje os progenitores dos mais jovens, são os "chatos dos velhos" e por isso, tantas vezes preteridos e esquecidos, por quem tudo deram até dívidas pagaram ou sabe-se lá mais o quê....dar-se e pagar-se o que até nem se tinha ou não se podia....eram filhos, os pais sempre querem o melhor para eles, mesmo ficando mal.
Esses "velhos chatos", esquecidos, olvidados e abandonados, vão construindo uma nova família, tantas vezes com amigos, com problemas semelhantes e com quem se fala abertamente das agruras da vida e das desilusões por aqueles que nos deixaram cicatrizes e marcas de estrias na barriga, nos fizeram cabelos brancos, nos esvaziaram o coração e as carteiras, e pior, que nos fizeram perder décadas que podiam ser do tal paraíso a dois e passou muitas vezes a ser dos pequenos infernos de cada dia... mas também com outros filhos, que não falam, não reclamam e apenas dão amor incondicional, lambidas, latidos e miados.... Os tais "velhos chatos" ( na perspectiva dos ingratos que merecem uma boa lição de vida, vão criando ao seu redor, uma outra família. Aquela que os ama incondicionalmente. Amigos, vizinhos, patudos, que lhes dão amor incondicional, e se vão aglutinando em nova família, a de afectos.
Por isso, se és um desses ingratos que chama "chatos de velhos" aos teus pais e não queres ser menos que um patudo, não negligencies quem tudo te deu, o que podia e não podia !!
Todos precisamos de amor, mas já diz o ditado, " longe da vista, longe do coração" !!

Sem comentários:

Enviar um comentário