sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O perigo da generalização – a culpa é dos pais !!

O perigo da generalização – a culpa é dos pais !! Tornou-se vulgar colocar todas as culpas sobre os ombros dos pais e todos sacodem as responsabilidades dos seus ombros, porque só gostam de apontar e nunca ver-se reflectido no espelho. E porque há quem ainda adulto, continue a culpabilizar os pais e nada faz para se mudar a si mesmo. Os pais são culpados até do que nunca presenciaram ou souberam que se passou ou se vivenciou, das escolhas, dos namorados ou namoradas, do fracasso profissional, da falta de amor próprio e deixar andar coisas que deveriam ser tratadas porque elas demonstram precisamente o contrário do que eles apontam, que a culpa é sua e das suas escolhas e que os pais, por mais que falassem e avisassem, chegavam a ser gozados em conjunto com os irmãos e até amigos.
Ninguém cresce sozinho, é um facto, mas será que todos os Media e até a camada jovem de "iluminados" psicólogos que apenas leram os manuais e nada sabem da vida, muitos vivendo eles próprios em dependência dos seus familiares, nem casados ou sequer vislumbrando a ideia de serem pais, mas aventam e implantam ideias absurdas nas cabeças dos mais incautos ou pseudo intelectuais. Será que todos eles precisam ser tão absolutamente alheados das realidades e defendem a parte que parece ser a mais fraca, mas é de facto a déspota ?


Represento duas gerações e ainda a de minha mãe e avós, não recordo e felizmente tenho uma memória prodigiosa, de ver ou ouvir algum filho falar, responder ou ter qualquer tipo de acção recriminatória nas gerações para trás. Porque havia respeito, e hoje há uma enorme lacuna dessa virtude e ainda, havia vergonha, coisa que desapareceu nas recentes gerações. O meu tempo que não é só vivido na primeira pessoa, mas também por uma geração, a geração a que chamei de super sortudos mas também onde se deu demais, e se criaram muitos "encostados" muitos sem objectivos. Julgavam-se pequenos deuses e eram apenas pequenos déspotas. Basta ver as estatísticas, os jovens saem em média de casa dos pais pelos 34 anos. E cada vez há mais, que nunca saem e outros que não estudam e nem trabalham. Acho isso assustador. Quando têm esses pobres pais o tempo de viver a dois, de repousar da mesmice de problemas com os filhos que na maioria das vezes não são nem respeitosos, nem verdadeiros e muito menos bons filhos ?
Sobre os pobres pais, recaem sempre as culpas, apontadas pelos filhos, que os culpabilizam dos seus fracassos.




Sem comentários:

Enviar um comentário